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AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

Autor(es): Michèle Kail

Categoria(s): Estratégias de Ensino , Linguagem , Aquisição da linguagem



ISBN: 978-85-7934-066-6
Preço: R$23,50
R$18,80
Você Economiza: 20.00%

120 pp.
16x23cm
Brochura

Descrição:

A linguagem é exclusiva da espécie humana. A maioria das crianças dominam as estruturas básicas de sua língua materna por volta dos 4 anos, ao mesmo tempo em que dão provas de desempenhos expressivos em outros campos do desenvolvimento cognitivo e social, que parecem exercer um papel de destaque na emergência da própria linguagem. A criança de 4 anos é um ser extremamente sofisticado. Como é que tamanho feito pode ser realizado normalmente, em um prazo tão curto, por todas as crianças, em todas as culturas? Os conhecimentos empíricos e teóricos sobre a aquisição da linguagem foram consideravelmente ampliados nos últimos vinte anos. Novos consensos emergiram e esclareceram várias controvérsias antigas, muito frequentemente especulativas. O século XXI será um período de descobertas sem precedentes para a compreensão do vínculo entre as estruturas anatômicas, os sistemas fisiológicos do cérebro e o funcionamento da mente humana. E esses novos conhecimentos permitirão compreender o que significa verdadeiramente adquirir e utilizar a linguagem.

 


Sobre o autor:

Michèle Kail é diretora de pesquisa no CNRS, onde dirige o Laboratório  Cognição e Desenvolvimento (Universidade de Paris V e CNRS) e o programa  Ação Escola e Ciências Cognitivas. Especialista em aquisição de linguagem, ela é autora de várias publicações nesse  campo. Aquisição de linguagem é sua primeira obra lançada no Brasil.

Comentários de Clientes:

vpsm  (Sexta, 21 de Fevereiro de 2014)
Avaliação: 5
Após concluir a leitura do livro de Michèle Kail, sob o título Aquisição da linguagem ( São Paulo: Parábola, 2013), tomei a iniciativa de adotá-lo para a disciplina Aquisição da Linguagem destinada aos alunos de graduação do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, a 220 km de Fortaleza.

Bem estruturado (apenas 4 capítulos), o livro aborda de forma elegante (às vezes excessivamente simplista) temas relevantes da Aquisição da Linguagem, especialmente na linha francesa. A abordagem da autora, pesquisadora de mão cheia, no meu entender é picolinguística, emboranão deixe claro isso.

Uma vez adotado em sala de aula, o livro requer, claro, que o professor prepare atividades para maior fixação dos conteúdos além de recomendar leitura na área, o que é previsível em obras acadêmicas desta natureza.

A tradução de Marcos Marcionilo é primorosa e enriquecida com referência ao português, o que valorizou ainda mais seu trabalho tradutor.

Minha restrição refere-se ao fato de a autora não abordar no último capítulo a questão da dislexia, mas dedica sua atenção às crianças surdas e aos disfásicos, o que favorece a educação inclusiva.

O preço está ótimo e evita assim que alunos da graduação fiquem a torto e a direito tirando cópias, o que prejudica à autora, à editora e a eles mesmos, uma vez que acabam, com esta prática, não formando sua biblioteca profissional.

Recomendo, pois, a adoção da obra nos cursos de Letras ou na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) nos programa de Linguística.

Vicente Martins
088-99110892





Destaques

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