LIVROS

 

ISBN: 978-85-88456-60-0

168pp.
12 x 18
Brochura
R$ 22,90

como comprar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As políticas lingüísticas
Louis-Jean Calvet

A intervenção humana na língua ou nas situações lingüísticas não é novidade: sempre houve indivíduos tentando legislar, ditar o uso correto ou intervir na forma da língua. De igual modo, o poder político sempre privilegiou essa ou aquela língua, escolhendo governar o Estado numa língua ou mesmo impor à maioria a língua de uma minoria. No entanto, a política lingüística (determinação das grandes decisões referentes às relações entre as línguas e a sociedade) e o planejamento lingüístico (sua implementação) são conceitos recentes que englobam apenas em parte essas práticas antigas.

A política lingüística é inseparável de sua aplicação e é a esse binômio (política lingüística e planejamento lingüístico) que é dedicado este livro.

Tratamos aqui da emergência de um conceito, o de política/planejamento lingüístico, que implica ao mesmo tempo uma abordagem científica das situações sociolingüísticas, a elaboração de um tipo de intervenção sobre essas situações e os meios para se fazer essa intervenção.

 

clique para ter acesso ao sumário e a um capítulo do livro

O AUTOR

Louis-Jean Calvet

Nascido na Tunísia, Louis-Jean Calvet é doutor em lingüística pela Sorbonne, doutor em letras e ciências humanas pela Universidade de Paris V. É professor da Sorbonne (Université René Descartes), onde ensinou sociolingüística até 1999. Atualmente é professor na Universidade de Provence (Aix-Marseille 1). No Brasil, ele publicou Sociolingüística — uma introdução crítica (Parábola Editorial, 3a ed.) e é constantemente convidado a fazer conferências e cursos.

do mesmo autor conheça também: