LIVROS

 

ISBN 9788588456433

120 pp.
17x24
Brochura
R$ 22,90

como comprar

 

Planejar gêneros acadêmicos
Anna Rachel Machado [coord.]
Lília Santos Abreu-Tardelli e Eliane Lousada

Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste terceiro volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Elas consideram justamente que, antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final adequado.

Essas atividades envolvem as capacidades referentes à busca de temas relevantes para a área em que o trabalho se insere, ao levantamento e à formulação das questões e dos objetivos da pesquisa, à capacidade de construir representações adequadas sobre o contexto de produção e à capacidade de planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos.

Além disso, elas enfatizam a importância da manutenção de um diário de pesquisa e sugerem formas de produzi-lo.

Este volume parte das mais recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz parte da coleção "Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos" que tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.

clique para ter acesso ao sumário e uma parte da primeira seção

 

Sobre as autoras

Anna Rachel Machado é professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP, pelo qual se doutorou. Fez estágios de pós-doutorado na Universidade de Genebra e no Instituto de Formação de Professores de Marselha e vem atuando como professora-convidada dessas duas instituições. Desenvolve pesquisas e assessoria a instituições de ensino, enfocando a caracterização de gêneros de texto para a produção e avaliação de material didático. É autora do livro O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola e co-autora dos livros Resumo, Resenha e Planejar gêneros acadêmicos, pertencentes à Coleção "Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos", da qual é também coordenadora. Organizou a obra O ensino como trabalho e co-organizou Gêneros textuais & Ensino e Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Traduziu a obra Atividade de linguagem, textos e discursos, de J.-P. Bronckart. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas que enfocam as relações entre linguagem e trabalho do professor, em uma perspectiva transdisciplinar. É líder do Grupo de Pesquisa ALTER – Análise de Linguagem, Trabalho, Educação e suas Relações (CNPq) e colaboradora do projeto de pesquisa do Grupo LAF (Langage – Action - Formation), da Universidade de Genebra.

 

Eliane Lousada é doutora pelo programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP. Atua no campo da educação há mais de dez anos e participou de vários grupos de elaboração de atividades, livros didáticos e paradidáticos, na área de línguas estrangeiras e de língua materna, grupos que têm como preocupação o ensino de gêneros na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Seus estudos atuais concentram-se na área da análise dos discursos produzidos em situações de trabalho educacional.

 

Lília Santos Abreu-Tardelli é doutora e mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP, e é graduada em Letras pela UNICAMP. Participante do grupo de pesquisa ALTER- CNPq (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações), é co-autora de livros didáticos e paradidáticos de língua inglesa e portuguesa e autora de artigos referentes ao ensino de línguas e ao trabalho educacional. É professora de língua portuguesa do CEFET-SP (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo), de língua inglesa da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e de curso de extensão da COGEAE (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão) da PUC/SP.

 

OUTRAS OBRAS NESTA EDITORA