LIVROS

 

ISBN: 978-85-88456-82-2

224pp.
16 x 23
Brochura
R$ 33,00

como comprar

 

 

Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós

Carlos Alberto Faraco

Este livro é sobre norma. Norma lingüística. Um assunto que tem recebido bastante atenção dos lingüistas, particularmente neste início do século XXI.

Pelo que se lê na mídia, pelo que se ouve nas salas de professores, nas salas de aula e nas reuniões de professores — em qualquer nível de ensino —, pelo que dizem ou escrevem alguns de nossos grandes escritores e pelas conversas sobre língua em qualquer instância da vida social, domina o cenário nacional um ideário conservador, elitista e excludente sobre língua, norma, gramática, variação e mudança, português rural, popular ou caipira, e outros tópicos relacionados.

Há ainda muito trabalho analítico e político a fazer diante dessa postura,que privilegia uma variedade de língua sobre as demais, sem levar em conta se ela representa uma escolha adequada para a sociedade brasileira como um todo.

A publicação deste livro é não só oportuna, mas também necessária. Senão por outras razões, por colocar entre parênteses, fenomenologicamente, os conceitos de norma, norma culta, norma-padrão e norma gramatical, e assim revelar o enredo de sobreposições e incoerências, anacronismos e preconceitos envolvidos nos usos que delas fazemos.

 

clique para ter acesso ao sumário e a um capítulo do livro

O AUTOR

Carlos Alberto Faraco, doutor em lingüística, é professor de língua portuguesa da Universidade Federal do Paraná, da qual foi reitor [1990-1994]. É autor de Escrita e alfabetização (1992); Língua portuguesa: prática de redação para estudantes (com D. Mandryk, 2001); Linguagem e diálogo (2003); Oficina de texto (com C. Tezza, 2003); Prática de texto (com C. Tezza, 2001); organizou Estrangeirismos: guerras em torno da língua (Parábola Editorial, 3.ed., 2004); Uma introdução a Bakhtin (1988) e Diálogos com Bakhtin (1996).

DO MESMO AUTOR LEIA TAMBÉM:

Estrangeirismos: guerras em torno da língua, 3a. ed.

Lingüística histórica: introdução ao estudo da história das línguas
2a. ed.