LIVROS

 

ISBN: 978-85-88456-74-7

296pp.
16x23
Brochura
R$ 45,00


como comprar

 

PRODUÇÃO TEXTUAL, ANÁLISE 
DE GÊNEROS E COMPREENSÃO

Luiz Antônio Marcuschi

Este trabalho contém a quarta versão dos materiais para o curso de Linguística 03 ministrado na graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre de 2005. Constam aqui estudos muitas vezes inacabados e idéias preliminares. Os temas estão distribuídos em três partes com tópicos interligados, a saber:

(i) Produção textual com ênfase na linguística de texto de base cognitiva

(ii) Análise sociointerativa de gêneros textuais no contínuo fala-escrita

(iii) Processos de compreensão textual e produção de sentido.

As noções de língua, texto, gênero, compreensão e sentido, bem como o enfoque geral da abordagem, situam-se na perspectiva da visão sociointeracionista da língua. Esse tipo de visão recusa-se a considerar a língua como um sistema autônomo e como simples forma. Aqui, a linguagem é vista como um conjunto de atividades e uma forma de ação.

Essas notas de trabalho trazem aos leitores muito proveito e ajudam a acompanhar as aulas com mais segurança e maior interação para que ocorra a desejável construção coletiva de conhecimento, superando a simples transmissão ou repetição do já sabido.

Tendo em vista o interesse aplicativo e o alto potencial prático que essas análises comportam, será dada, ao longo do curso, atenção especial aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nos momentos específicos de tratar a língua, o texto, os gêneros e a compreensão textual.

A visão adotada toma a língua como um conjunto de práticas enunciativas e não como forma desencarnada. Todo uso autêntico da língua é feito em textos produzidos por sujeitos históricos e sociais de carne e osso, que mantêm algum tipo de relação entre si e visam a algum objetivo comum.

 

 

clique para ter acesso ao sumário e a um capítulo do livro

O AUTOR

Luiz Antônio Marcuschi é doutor em filosofia da linguagem (1976) e pós-doutor em questões de oralidade e escrita (1987). É professor titular em linguística do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Na UFPE, criou o Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e Escrita (NELFE). É pesquisador IA do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e foi, por várias vezes, representante de área tanto no CNPq quanto na CAPES. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e seu presidente de 1988 a 1990. Tem várias publicações, muitas delas explorando temas pioneiros na área da linguística. É autor dos livros Análise da conversação; Da fala para a escrita: atividades de retextualização; Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas; Cognição, linguagem e práticas interacionais e autor nas seguintes obras (dentre outras): Conversas com linguistas; Gêneros textuais e ensino; Hipertexto e gêneros digitais.