LIVROS

 

ISBN: 978-85-7934-001-7

88pp.
16 x 23
Brochura
R$ 17,00

como comprar

 

 

 

 

 

 

 

LIBRAS? que língua é essa?

crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda

Audrei Gesser 

 

Ainda é preciso insistir no fato de que a LIBRAS é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.

O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez "abrem-se" para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo.

O leitor encontrará aqui um ponto de partida para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área da surdez na atualidade. O que se espera é poder chegar a um novo olhar, a uma nova forma de narrar a(s) realidade(s) surda(s).

Dada a amplitude das preocupações aqui delineadas, o livro pode alcançar diferentes públicos: surdos, ouvintes, leigos, profissionais da surdez, estudantes, professores ou simplesmente curiosos.

 

clique para ter acesso ao sumário e a um capítulo do livro

 

clique para ler as orelhas

 

A AUTORA

Audrei Gesser é mestra em letras/inglês pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a dissertação
Teaching and Learning
Brazilian Sign Language as a Foreign
Language: a Microethnographic Description. É doutora em linguística aplicada na área de educação bilíngue pela UNICAMP, com a tese "Um olho no professor surdo e outro na caneta": Ouvintes aprendendo a libras.
Foi pesquisadora visitante na Gallaudet University, Estados Unidos, em 2004, com bolsa de estudos concedida pela CAPES. Tem interesse em questões de ensino e prendizagem de línguas orais e de sinais como L2/LE, formação de professores, e em discussões voltadas a contextos sociolinguisticamente
complexos de minorias bi/multilíngues e bi/multiculturais. Em suas pesquisas tem procurado visibilizar e refletir a relação dos ouvintes com o surdo, a surdez e a língua de sinais. Atua no curso letras/libras como autora de material didático e professora das disciplinas de linguística aplicada ao ensino de línguas
e metodologia de ensino de libras como L2. É também tutora da turma de bacharelado letras/libras no polo UNICAMP, que visa formar intérpretes e tradutores. É professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do
Paraná (UENP), no departamento de letras, onde ministra as disciplinas língua inglesa e linguística aplicada.