LIVROS

 

ISBN 978-85-88456-96-9

168pp.
16 x 23
Brochura
R$ 29,00

como comprar

 

 

 

Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin

 

Carlos Alberto Faraco

 

O objetivo desse livro é oferecer ao leitor uma visão de conjunto da reflexão bakhtiniana. Sintetizar obra tão complexa não é tarefa fácil. Resolvemos enfrentá-la em resposta a uma constante demanda de nossos alunos por uma espécie de roteiro geral que os auxilie a mergulhar na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin.

Embora haja várias e algumas muito boas apresentações do pensamento bakhtiniano, nenhuma, até agora, centrou sua atenção especificamente nas ideias linguísticas do Círculo, o que nos serviu de justificativa para escrever o livro. Procuramos delinear as grandes coordenadas dessas ideias e situá-las no eixo da história. No melhor espírito bakhtiniano do diálogo infindo, do simpósio universal, não deixamos também de polemizar com algumas outras leituras das mesmas obras.

O livro está dividido em três capítulos. No primeiro, situamos o Círculo de Bakhtin e seus grandes projetos; no segundo, apresentamos o quadro amplo em que a questão da linguagem se coloca para o Círculo; no terceiro, dirigimos nosso foco mais especificamente para a filosofia da linguagem do Círculo.

Esperamos que o livro seja útil tanto para quem se inicia no pensamento bakhtiniano, quanto para quem já trabalha com ele.

 

clique para acessar sumário e uma parte do primeiro capítulo

clique para acessar a orelha do livro

O AUTOR

CARLOS ALBERTO FARACO é graduado em letras português/ inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutor em linguística pela University of Salford (1982). Fez pós-doutorado em linguística na University of California (1995-96). É professor titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em linguística
aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Bakhtin, discurso, dialogismo, ensino de português e linguística. 

 

DO MESMO AUTOR NA EDITORA, LEIA TAMBÉM:

Estrangeirismos: guerras em torno da língua

Linguística histórica: uma introdução ao estudo da história das língua

Norma culta brasileira: desatando alguns nós

Relevância social da linguística